_MG_1658.jpg

 Cerca de 400 pessoas, a maioria mulheres, participaram do Dia da Saúde da Mulher, realizado na última segunda-feira (9), no Ambulatório de Atenção Integral à Saúde da Mulher, ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

Foi um dia de conscientização e atendimento gratuito, voltado à população em geral. As mulheres que passaram pelo local foram recebidas com orientações sobre autoexame de mama, sobre a importância da realização regular da mamografia e do exame papanicolau, principal estratégia para detectar lesões pré-malignas e fazer o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Participaram equipes do Ambulatório, juntamente com alunos do curso de Medicina e da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASAM) da Uniara, equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento DST/Aids, com  exames rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis, além das Ong Esperança e sa Ong Chá de Lenços.

A Banda Sinfônica da Polícia Militar também realizou uma apresentação musical às mulheres presentes no período da manhã.

No período da tarde, o evento promoveu uma roda de conversa sobre Empoderamento Feminino com a psicóloga Jaqueline Alves, que reuniu pacientes do Ambulatório e equipes de profissionais da saúde.

O evento fez parte da agenda intitulada “(Re)existências: O nosso direito de existir resistindo”alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, que prossegue até 1 de abril.

O Ambulatório de Atenção a Saúde Integral da Mulher registra 340 atendimentos semanais e é constituído por uma equipe multiprofissional que visa o diagnóstico e tratamento humanizado as pacientes do município e de cidades da região.

 

Leave a Reply