O Sistema de Monitoramento inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social em Araraquara ainda é baixo e longe do ideal. Os dados mostram que na sexta-feira (10) apenas 53% das pessoas ficaram em casa, seguindo as orientações das autoridades de saúde. O ideal seria chegar aos 70%.

O portal Araraquara Agora mostrou ao longo da semana como cresceu a movimentação de pessoas nas ruas da cidade. Longas filas se formaram em bancos, lotéricas e até supermercados. Faltaram vagas para quem quis estacionar no Centro e a Prefeitura, pra tentar conter a circulação de pessoas até autorizou a volta da cobrança da Área Azul e decidiu interromper, a partir de segunda-feira (13) a gratuidade para idosos no transporte coletivo.

O isolamento também está abaixo do recomendado na média estadual, que ontem foi de 57%.De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da COVID-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

A partir de segunda-feira (13), o índice de isolamento estará disponível para consulta no portal http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

No momento, há acesso a dados referentes a 40 cidades. As informações estão em anexo. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios com população a partir de 30 mil habitantes.

Leave a Reply