A maior parte da população brasileira acha que Jair Bolsonaro é “pouco inteligente”, segundo pesquisa do Datafolha, com um percentual de 54%. Por outro lado, 40% dos entrevistados consideram o presidente “muito inteligente”. O levantamento foi feito na terça (23) e quarta-feira (24) e ouviu mais de 2 mil cidadãos, por meio do telefone para evitar o contato pessoal. 

Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, a pesquisa do Datafolha apontou uma mudança nas considerações sobre a inteligência do presidente em relação a 2019. No ano passado, 58% dos eleitores achavam Jair Bolsonaro “muito inteligente”, enquanto 39% o achavam “pouco inteligente”. No mais recente levantamento, 6% não souberam responder. 

Em alguns grupos da população a avaliação negativa de Jair Bolsonaro é destaque, como o de jovens de 16 a 24 anos, em que 67% desconfiam da inteligência do presidente. Entre as pessoas com curso superior, 61% o consideram “pouco inteligente”. Entre a avaliação positiva com relação a inteligência de Jair Bolsonaro, 65% dos entrevistados vivem normalmente durante a pandemia.

Em outras características, 48% acham que Bolsonaro é honesto, enquanto 40% consideram ele desonesto. Já sobre a aceitação do presidente com relação as classes sociais, 58% disseram que Jair respeita mais os ricos e 18% apontaram que ele respeita mais os pobres. 

A pesquisa mais recente do instituto mostrou a avaliação do governo, em que 32% dos entrevistados consideram “ótimo ou bom”, 23% acham “regular” e 44 julgam como “ruim ou péssimo”. 

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

 

Leave a Reply