Desde que a UPA da Vila Xavier foi transformada em pólo de atendimento de referência para casos suspeitos de coronavírus e síndromes gripais, quase 11 mil araraquarenses já buscaram ajuda médica na unidade de saúde. A informação foi divulgada pelo Comitê de Contingenciamento da doença, gerenciado pela Secretaria de Saúde de Araraquara. No total foram 10.675 pessoas.

 Ainda segundo as estatísticas oficial 105 pessoas precisaram de atendimento na observação do polo de triagem da UPA Vila Xavier e outras 148 ficaram internadas no Hospital da Solidariedade, que fica próximo ao Terminal Rodoviário.

O Disque-Saúde, telefone disponibilizado para que as pessoas possam tirar dúvidas sobre a doença e entender mais sobre os protocolos de prevenção, prestou pelo menos 3.084 atendimentos.

Idosos

Os idosos têm recebido atenção diferenciada já que são parte do chamado grupo de risco para a doença. A Prefeitura tem feito atendimentos nas residências para aqueles com idade superior a 65 anos. Até agora 238 pessoas já precisaram do serviço.

Exames

A testagem sempre foi apontada como uma das melhores formas de entender e lidar com a velocidade de disseminação da doença. Araraquara ampliou seu programa de testagem, deixou de depender do governo de São Paulo e já fez mais de 14 mil testes. Foram 6.653 em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp e outros 7.458 em parceria com a Uniara.

Além disso o programa de apoio psicológico atendeu 221 pessoas desde sua implantação, logo no início da pandemia.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou mais 19 casos de Coronavírus. Portanto, hoje, dia 22 de julho, são 1.500 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 192 permanecem em quarentena e 1.293 já saíram. Aguardam resultado de exames 398 amostras. 

Hoje, 39 pacientes estão internados. Destes, 25 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 20 casos confirmados. E 14 pacientes estão internados em UTI – 7 suspeitos e 7 confirmados. 

Do total de 39 internados, 22 são moradores de Araraquara e 17 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Leave a Reply