Por Rian Fernandes

As aulas presenciais da rede municipal de Matão não serão mais retomadas neste ano de 2020, pelo menos é o que informa a Secretaria de Educação e Cultura local por meio de um comunicado. A decisão foi tomada após a cidade instituir, no mês de julho, uma comissão para discutir assuntos relacionados ao retorno das aulas presenciais de uma fora segura em relação a pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Secretaria de Educação e Cultura, a comissão provisória é intersetorial (onde contém profissionais de diversas repartições públicas) e analisou aspectos para um retorno seguro, baseados em dados e também nos apontamentos dos Conselhos Escolares, que analisou aspectos desde o pedagógico, perpassando por questões jurídicas, compras, impacto financeiro, segurança do trabalho, saúde física e emocional.

Após as análises, a comissão foi favorável ao não retorno das aulas presenciais em 2020, com a continuidade do calendário escolar sendo em ensino remoto, uma vez que foi constatado ser mais seguro em todos os aspectos. Com isso, a volta ocorrerá apenas em 2021. 

“Vale lembrar, que as atividades remotas e o calendário continuam sem nenhuma alteração e que a secretaria municipal de educação, já está em planejamento para iniciar uma reorganização curricular a longo prazo, em companhia dos professores, em setembro a fim de não prejudicar nenhum estudante”, informou o comunicado. 

Leave a Reply