A 3ª Semana de sensibilização sobre perdas gestacionais e neonatais ocorrerá entre os dias 13 a 17 de outubro em Araraquara. O acontecimento, que faz parte do calendário oficial de eventos do município, será organizado de maneira on-line e gratuita para pais que tiveram perda gestacional ou neonatal, profissionais de saúde e também para toda a sociedade. 

O evento será promovido pelo grupo de apoio Transformação, oferecendo assim, maior visibilidade ao tema do luto pela perda gestacional.  A Semana terá palestras e rodas de conversa sobre variados assuntos, entre eles, a apresentação do protocolo hospital de acolhimento aos pais que sofreram com alguma perda, o luto dos irmãos e outros. 

No dia 15 de outubro, dia Internacional de Conscientização da Perda Gestacional ou do Recém-Nascido, será realizado o momento “Wave of light”, no qual os participantes acenderão uma luz fazendo uma corrente de amor para mostrar o quanto esses filhos(as) que partiram foram e são significativos nas vidas de seus pais.

As inscrições serão abertas 15 dias antes do evento e o link estará disponível em todas as redes sociais do grupo Transformação. Os certificados de participação serão fornecidos via Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara. O cronograma de palestras, os nomes dos palestrantes e os horários estão divulgados nas redes sociais do grupo. Para acompanhar a divulgação basta acessar o Instagram ou o Facebook do grupo. 

Cronograma 

13 de outubro (das 19h30 às 21h30) – Perda gestacional e neonatal: protocolo de atendimento, com a palestrante Drª Heloisa Salgado

14 de outubro (das 19h30 às 21h30) – O luto diante da perda de um irmão, com a palestrante Dra. Luciana Mazorra

15 de outubro (das 19h30 às 21h30) – Wave of light (20h às 20h15h), com a mediadora Perla Frangioti/ Apresentação da nova identidade visual do grupo Transformação (das 20h20 às 20h35), com Perla Frangioti/ Roda de acolhimento dos profissionais da saúde pelos pais que tiveram perdas gestacionais ou neonatais (20h40 às 21h30), com Tatiana Machado Silva. 

16 de outubro (das 19h30 às 21h30) –  Acolher e ser acolhido: uma conversa entre profissionais de saúde e o grupo Transformação, com membros do grupo, mãe e profissionais da saúde.

17 de outubro (das 14h às 15h30) – Doação de leite materno por mães enlutadas, com Natália Mundim Torres e Jackeline Medeiros. 

 

Leave a Reply