Por Willian Oliveira

Foram quase 6 meses no espaço, mas hoje, 4 astronautas começaram a trajetória de volta à Terra. Os 2 americanos, um francês e um japonês estavam na Estação Espacial Internacional (ISS) trabalhando em experimentos científicos. Os astronautas da missão Crew-2 também atuaram na melhoria dos painéis solares do laboratório da estação. A “Endeavour”, se separou da ISS às 16h05, no horário de Brasília e deverá levar 10 horas para pousar em solo americano.

Banheiro interditado

A volta para casa, no entanto, vai ser literalmente no aperto. É que a cápsula Dragon da SpaceX, teve o banheiro interditado por medida de segurança. Para evitar qualquer transtorno com um desarranjo, os 4 astronautas estão usando fraudas durante o percurso de volta para a Terra.

Um problema no sistema de manejo de dejetos da cápsula foi detectado por especialistas da missão. Na verdade o problema foi em outra espaçonave do mesmo modelo e por isso a interdição preventiva.

“Certamente não é o ideal, mas estamos preparados para lidar com isso. Os voos espaciais estão repletos de desafios, este é apenas mais um com o qual nos deparamos e temos que lidar nessa missão”, brincou a astronauta da Nasa, Megan McArthur..

A desacoplagem da ISS correu como o planejado e toda a missão foi transmitida ao vivo pela Nasa.

“Foram mais de seis meses divertidos, um prazer e uma honra trabalhar com todas essas pessoas incríveis de diferentes partes do mundo, dentro e fora do planeta”, escreveu o japonês Akihiko Hoshide, no Twitter.

Os astronautas deveriam ter retornado no domingo (7), mas a missão foi adiada por causa das condições meteorológicas.

Outra equipe

Se os integrantes da missão Crew-2 estão voltando, os astronautas da Crew-3 já estão nos últimos preparativos para decolar e passar uma temporada na Estação Especial. O voo deles está marcado para quarta-feira (10).

Leave a Reply