Milhões de caranguejos vermelhos começaram a tradicional migração na Ilha Christmas, na Austrália. Eles passam por quintais, invadem estradas, cruzam pontes e mudam completamente a paisagem do lugar.

Todos os anos, milhões desses grandes caranguejos emergem da floresta e se dirigem ao oceano para se reproduzir, passando por estradas, riachos, rochas e praias. Cada caranguejo fêmea pode produzir até 100.000 ovos, que ela mantém em uma bolsa de cria.

 

A migração

A migração começa com as primeiras chuvas da estação chuvosa. Caranguejos vermelhos de toda a ilha deixam suas casas ao mesmo tempo e começam a marchar em direção ao oceano para acasalar e desovar. Caranguejos machos lideram a migração e são acompanhados por fêmeas ao longo do caminho.

O momento exato e a velocidade da migração são determinados pela fase da lua. Os caranguejos vermelhos sempre desovam antes do amanhecer em uma maré alta recuando durante o último quarto da lua. Incrivelmente, eles sabem exatamente quando deixar suas tocas para marcar esta data lunar.

No entanto, como os caranguejos esperam até a primeira chuva para começar sua jornada, às vezes eles têm que se apressar. Se as chuvas chegarem perto da data ideal de desova, elas se moverão rapidamente. Mas se a chuva chegar cedo, eles podem demorar, parando para comer e beber no caminho para o litoral.

Se começar a chover tarde demais para a data de desova, alguns caranguejos ficarão em suas tocas e migrarão no mês seguinte.

Os caranguejos machos maiores geralmente chegam ao mar primeiro, mas logo são superados em número pelas fêmeas. Após a árdua jornada desde o planalto, os caranguejos mergulham no mar para repor a umidade.

Em seguida, os caranguejos machos recuam para os terraços inferiores da ilha para cavar tocas. O grande número de caranguejos significa que as tocas estão muito próximas umas das outras, e os machos frequentemente lutam entre si pela posse de uma toca.

As fêmeas dos caranguejos juntam-se aos machos nos terraços para acasalar nas tocas ou perto delas. Após o acasalamento, os caranguejos machos dão um segundo mergulho no mar antes de iniciar sua jornada de volta para casa.

As fêmeas dos caranguejos ficam nas tocas úmidas. Eles produzem ovos dentro de três dias de acasalamento e permanecerão nas tocas por cerca de mais duas semanas enquanto os ovos se desenvolvem,

Quando a lua atinge seu último quarto, os caranguejos carregados de ovos deixam suas tocas e se aglomeram na costa, acumulando-se em pontos sombreados acima da linha d’água. Em algumas áreas, você pode ver até 100 caranguejos por metro quadrado de praia ou rocha.

Quando a maré alta começa a virar antes do amanhecer, os caranguejos se movem para o mar e liberam seus ovos antes de retornar à floresta. A desova pode ocorrer em 5–6 noites consecutivas durante a migração.

Larvas de caranguejo vermelho eclodem dos ovos assim que entram em contato com a água. Nuvens de larvas giram perto da costa antes de serem levadas para o mar pelas ondas e pela maré vazante.

Eles crescem em vários estágios larvais durante o próximo mês, eventualmente se desenvolvendo em animais parecidos com camarões chamados megalopae. As megalopas reúnem-se em poças perto da costa por um ou dois dias até se tornarem caranguejos bebês totalmente formados e emergirem da água.

Medindo cerca de 5 mm de diâmetro, os minúsculos caranguejos começam a marchar para o interior, levando cerca de 9 dias para chegar à segurança do planalto. Lá eles ficarão escondidos em afloramentos rochosos e detritos florestais durante os primeiros três anos de suas vidas.

No entanto, a grande maioria das larvas nunca consegue sair da água – em vez disso, são comidas por peixes, raias manta e os enormes tubarões-baleia que visitam a Ilha Christmas para aproveitar esta festa anual.

Na maioria dos anos, nenhum ou muito poucos caranguejos bebês emergem do mar. Mas uma ou duas vezes por década, um grande número sobreviverá, o que é suficiente para manter a grande população de caranguejos vermelhos da ilha.

A migração do caranguejo vermelho é a maior atração turística da Ilha Christmas, atraindo amantes da natureza de todo o mundo.

Preservação

Para proteger nossos caranguejos vermelhos, algumas seções de estradas podem fechar parte ou todo o dia durante o horário de pico da migração, geralmente em um curto espaço de tempo. Mas é possível estacionar o carro e caminhar com cuidado entre o mar de caranguejos em movimento enquanto caminham para a praia.

Pontes foram construídas ao longo das estradas para facilitar a passagem e reduzir as mortes por atropelamento. São ótimos lugares para ficar e observar o fluxo dos caranguejos.

Quadros de avisos públicos e rádios locais fornecem atualizações sobre o movimento dos caranguejos durante a migração.

Leave a Reply